Entenda o SiSU passo a passo
Andréa Rodrigues
|
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
|
0 comentários
Sistema usa nota do Enem como critério de seleção para universidades federais
Em 2009, 51 instituições públicas de Ensino Superior trocaram seus vestibulares pelo Enem e aderiram ao SiSU (Sistema de Seleção Unificada) como método de seleção. Para se candidatar às vagas é necessário acessar site do SiSU, informar o número de inscrição no Enem e escolher a opção de curso desejada. Confira respostas a dúvidas frequentes sobre o SiSU:Para fazer inscrição: estudantes devem acessar o SiSU e clicar em "Acesse o Sistema de Seleção Unificada", no alto da página principal. Serão requisitados o número de inscrição no Enem e a senha cadastrada no site do Enem (caso tenha perdido essas informações você pode recuperá-las emhttp://www.enem.inep.gov.br/). Em seguida, o candidato deverá criar nova senha, específica para o SiSU.
Preço: inscrições no SiSU são gratuitas e todas as instituições participantes do sistema devem oferecer acesso à internet gratuito para quem deseja se inscrever.
Horário: candidatos precisam ficar atentos, pois o sistema só registra inscrições feitas entre 6h e 23h59h. Deu meia-noite, já era!
Calendário: o SiSU tem três períodos de inscrição. Em cada um, os candidatos devem acessar o sistema, escolher a universidade e o curso a que desejam concorrer. Vagas não preenchidas poderão ser disputadas no próximo período. Quem não for aprovado no curso a que se inscreveu, pode fazer nova inscrição no período seguinte. Mesmo quem foi aprovado pode mudar a opção de curso. Veja as datas:
- De 29/01 a 03/02: estudantes devem usar o site do SiSU para escolher a universidade e o curso que desejam. Os aprovados nesse período de inscrição devem se matricular entre 8 e 12 de fevereiro.
- De 15 a 20/02: quem não conseguiu a vaga desejada no primeiro período de inscrição e quem quiser mudar de opção pode se inscrever em outro curso, com vagas não preenchidas. A matrícula desse período ocorre entre 23 e 26 de fevereiro.
- De 1º a 03/03: vestibulandos têm nova oportunidade para mudar a opção de curso. Aqui, a matrícula acontece entre 9 e 12 de março.
Senha do SiSU: Caso o candidato tenha perdido a senha do SiSU, poderá recuperá-la acessando o sistema e clicando em "Esqueceu sua senha? Clique aqui para recuperá-la". A senha será enviada para o e-mail que foi informado pelo candidato no SiSU.
Documentos: Para se inscrever no SiSU, o candidato precisa somente do número de inscrição e da senha cadastrada no Enem 2009. No entanto, o candidato deve atentar aos documentos exigidos pela instituição que escolheu para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação.
Notas do Enem 2009: o SiSU recupera as suas notas do Enem 2009 automaticamento, no momento em que você insere no sistema seu número de inscrição e senha do Enem.
Semestre de ingresso: nem todas as vagas disponibilizadas pelo SiSU são para o primeiro semestre de 2010. Algumas instituições oferecem vagas para o segundo semestre e, por isso, o candidato deve prestar atenção a essa informação - disponível no sistema. O período de matrícula para as vagas do segundo semestre é o mesmo período de matrícula para as vagas do primeiro semestre, conforme o cronograma do SiSU.
Cotas: ha instituições participantes do SiSU que disponibilizam parte de suas vagas para as políticas afirmativas (afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc). Em determinados cursos, pode haver duas modalidades de concorrência pelo SiSU: ampla concorrência e ações afirmativas. Quem optar por concorrer a cotas, concorre apenas com candidatos que fizeram a mesma opção. É de responsabilidade do candidato se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada a política afirmativa e se possui os documentos que serão exigidos pela instituição de ensino no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada pelo sistema, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula, quando o candidato clicar na sua opção de curso.
Peso do Enem: algumas instituições participantes do SiSU adotam pesos diferenciados para as provas do Enem 2009. Esta informação estará disponível para o candidato no momento da inscrição. Quando o candidato se inscreve para cursos em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem 2009, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota. Por isso, um candidato pode ter notas diferentes para cursos diferentes.
Nota de corte: uma vez por dia, o SiSU calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso - com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos naquele curso. Ressalta-se que a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.
Desempate: No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado segundo 1)nota da redação; 2) nota da prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; 3) nota da prova de Matemática e suas Tecnologias; 4) nota da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 5) nota da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e 6) antecedência de inscrição definitiva na respectiva etapa de seleção do SiSU.
Comprovante de inscrição: o candidato pode imprimi-lo ao término da inscrição.
Mudança de ideia: candidato pode, durante o período de inscrição, modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante ressaltar que o SiSU considera a última inscrição concluída.
Dupla inscrição: não é permitida. Ao fim de cada etapa, cada candidato pode ter concretizado inscrição em um único curso (mas pode alterar a opção de curso quantas vezes quiser, até a data limite de cada período de inscrição).
Resultado do SiSU: estará disponível no site http://sisu.mec.gov.br/, nas instituições participantes do sistema e pelo telefone da Central de Atendimento do MEC: 0800-616161.
*Com informações do site do SiSU
Categoria: Espaço do Estudante

0 comentários