• Notícias

  • Mundo


  • Em Cartaz

  • Entretenimento


  • Espaço do Estudante

  • Tecnologia

  • Leia Mais

Dourados promove Semana da Consciência Negra

<b>Dourados promove Semana da Consciência Negra</b>
Sessão solene, segunda-feira na Câmara, abordou Semana de Consciência Negra
A Prefeitura de Dourados abre oficialmente nesta quarta-feira, às 19h, no Centro e Convivência do Idoso André’s Chamorro, a Semana da Consciência Negra. A programação contar com a apresentação cultural “Loa aos pretos” do grupo Submarino Amarelo, do projeto Ponto de Cultura. 

Ainda na abertura o advogado, pesquisador e professor da UFGD Alfa Oumar Dialho debaterá sobre “Aspectos socioeconômicos e culturais do continente africano”. 

Em parceria com entidades de ensino, o núcleo de Igualdade Racial da prefeitura promoverá um debate, nesta quinta-feira, e logo em seguida um estudo literário com acadêmicos e interessados. A discussão será às 13h na UFGD e às 19h na Uems. 

“A Semana da Consciência Negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, buscando a superação do preconceito e da discriminação racial”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Maria Fátima Silveira de Alencar. 

Para esta semana estão programadas várias manifestações artísticas, como a confraternização afro-brasileira, sábado (20), quando grupos de samba, pagode, rap, capoeira, entre outros, se apresentarão na Praça do Cinquentenário, às 14h, sob coordenação da Central Única das Favelas (Cufa). 

Toda a programação foi elaborada com a participação de entidades de Dourados. “Com o apoio de representantes dos diversos setores da sociedade, como movimento negro e lideranças de bairros, esperamos resgatar e valorizar a comunidade negra do município. Nossa expectativa é de que pelo menos mil pessoas prestigiem as comemorações, preparadas de forma especial”, afirmou o gerente do Núcleo de Igualdade Racial da prefeitura, Jonathan Tibúrcio. 

De acordo com Maria Fátima, a prefeita Délia Razuk determinou que a Secretaria Municipal de Assistência Social auxilie o movimento negro em Dourados a se organizar. 

“Vamos, inclusive, reorganizar o conselho municipal que está sem funcionar faz tempo, articular ações para implementar a defesa e o acesso das pessoas negras às políticas públicas, projetos, programas e benefícios”, explicou a secretária. 

No domingo (21), às 11h, a comunidade quilombola e a Prefeitura de Dourados organizam uma feijoada, para encerrar a programação. Com vagas limitadas, os interessados precisam entrar em contato com Núcleo de Igualdade Racial, através do telefone 3411-7612. 

Sessão solene 

Na segunda-feira à noite foi realizada na Câmara de Vereadores uma sessão solene em homenagem a Semana da Consciência Negra. A professora Maria de Lurdes Ferreira, a Lurdinha, servidora pública e pioneira do movimento negro em Dourados, foi homenageada. 

Lurdinha foi professora da rede pública e da Uems, presidente no Movimento Negro de 1988 a 1991 e tinha como lema a defesa da mulher negra no campo profissional.
(via douradosnews)

Categoria:

0 comentários

Postar um comentário